PROJETO CONHECER PARA RECICLAR
O projeto “Conhecer para Reciclar” foi desenvolvido, executado e coordenado pela Vacom para a Indústria Cataguazes de Papel, uma das maiores recicladoras de papel do país.
O projeto ensina aos alunos da rede pública de Cataguases (Zona da Mata mineira) e distritos a importância social da reciclagem, desde a retirada do lixo das ruas até sua transformação em produto nobre. Mais do que isso, leva os alunos a pensar maneiras de se evitar o desperdício.
O “Conhecer para Reciclar” envolveu a Indústria Cataguazes de Papel, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Cataguases e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Naturais de Cataguases.
Iniciado em 2003, atendeu até o final de 2005 mais de seis mil alunos e 50 professores de sétima e oitava séries da rede municipal.
O objetivo do projeto “Conhecer para Reciclar” é conscientizar os jovens da importância ambiental, social e econômica da reciclagem, além de mostrar para a opinião pública a importância da atividade desenvolvida na Indústria Cataguazes de Papel.
Logo cedo, um ônibus busca os estudantes e professores em suas escolas, e os leva para a Indústria Cataguazes de Papel, onde monitores explicam todas as etapas da reciclagem. Os estudantes têm aula ainda de segurança industrial e, em seguida, começam a percorrer a fábrica e ver, na prática, os conceitos que foram passados pelos monitores. O grupo conhece as máquinas e acompanha todo o processo de transformação do lixo até o produto final.
Depois da aula e de tomar um lanche, os jovens voltam para suas escolas, onde, com a orientação dos professores, fazem uma redação sobre reciclagem. A Indústria Cataguazes de Papel recebeu prêmios da Câmara Municipal de Cataguases e da Prefeitura de Cataguases pela sua iniciativa.
A cada bimestre letivo, uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Educacional, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Naturais e da Vacom escolhe as três redações que melhor se adequam aos objetivos do projeto. Como estímulo, a redação escolhida é premiada com um computador. Os outros dois textos recebem, como menção honrosa, uma bicicleta cada.
No total foram distribuídos nove computadores completos e 18 bicicletas para as 900 redações sobre o meio ambiente avaliadas pela comissão organizadora.
Voltar para Cases
|